Obrigado pelo presente diário de sua visita.
A todos meu desejo de boas festas e um feliz ano novo!!!
Experiências na área comercial e industrial em multinacional de grande porte na área de desenvolvimento e pesquisa. Consultor, orientador e pesquisador parceiro junto a empresas. Mestre, com experiencia no ensino superior de instituições federais e particulares nos cursos de agronomia, administração, engenharia de produção, ambiental, minas, automação e civil.
![]() |
Diz o ditado paquistanês que não devemos nos subestimar. Fazemos diferença ou podemos fazer diferença mesmo achando que somos muito pequenos frente a realidade. Sim, você pode ser a gota que dará a água do balde, disperso em uma sala grande, um toque todo especial. Isso me faz lembrar da frase de Mahatma Gandhi que diz: seja a mudança que você quer ver no mundo. Tenho visto a insistente maneira das pessoas de enxergarem o mundo como se estivessem do outro lado da janela, como se não participassem do mundo que fazem através de seus atos. Pare de cobrar atitude do outro quando ainda não conseguiu fazer pelos outros.
Aqui eu quero discutir o problema de atitude do aluno, que está mais para foguete que para planador. Todo professor fala, mas pouquíssimos fazem. Não deixe para ultima hora. Estudar 5, 6 ou 7 matérias de última hora é impossível. É como querer tirar o avião do chão de uma vez, como um foguete. Você é o avião, certo! Então vamos tentar fazer como os planadores. Deixe-se ser puxado pela rotina leve do contato diário com a matéria e os assuntos, consulte o professor com antecedência sobre suas dúvidas. Professores em dias de provas estão tão ocupados que os alunos pensam que estão de má vontade, não é verdade. É profissionalismo. A hora do estudo e dúvidas já passou, só os que deixam para última hora não entenderam isso. Pior, tendem a culpar os professores. Então fica combinado, rotina diária de contato com as matérias, dúvidas com tempo, tanto para você como para o professor fazer adequadamente o que é necessário. Resultados garantidos. Caso contrário o combustível do foguete pode não ser suficiente para chegar onde quer. Boa prova e não boa sorte.
Outro dia me chamaram para o amigo secreto, pensei que era entre professores. Não. Era entre os alunos de uma turma. Fiquei pensando, que legal, muito bacana, agora sei que venci a distância professor aluno, pelo menos com esta turma. É isso, quando uma turma incorpora o professor em uma brincadeira significa que é consenso entre a turma que o professor é parte do grupo e não apenas uma pessoa que cumpre um papel. O que já é muito importante para o ensino. Penso que o simples fato do convite já é uma honra e um sinal de que podemos vencer a hierarquia em nome da convivência, que independente dos resultados dos alunos nos importamos mais com a pessoa que com os resultados. Que resultados não podem ser confundidos com questões pessoais. Maturidade. Até por que os resultados podem ser alterados no tempo mas a chance de conviver pode ser única. Melhor é saber que não foi um único convite. Muito obrigado pela chance de ser eu e não o professor.
Existe um terreno próximo a minha casa. Este terreno é público, portanto de responsabilidade pública. Eu sou público. Quem me ensina isto é um vizinho ainda mais próximo do terreno. Esta pessoa tem sistematicamente plantado árvores para que haja frutas, flores e sombra para todos. Hoje me encontrei com ele e sua enxada, tinha outro, agora somos três. É isso, não vamos esperar, vamos fazer o que é público realmente ser publico. Vamos fazer a praça. Se não nos envolvermos não haverá nada mais do que esperança, frustração e a triste sensação de abandono.
Entre a calmaria do dia a dia e o caos de épocas de provas e trabalhos está o planejamento. É o planejamento das atividades que faz com que possamos fazer o caos parecer uma calmaria. O planejamento nos dá condições de estabilizar as cobranças e falta de tempo de épocas onde tempo é um luxo. Mas isso faz com que se inverta as prioridades. Ou seja, é na época de calmaria que se corre atrás para que haja sempre a mesma condição de trabalho, estudo, treino, seja lá o que for. Pois se deixarmos o caos chegar, além de não conseguirmos fazer o que foi proposto, ainda temos que lidar com as frustrações das oportunidades, prazos, e ganhos perdidos. Planejamento é fundamental para manter o ritmo, ganhos e metas atingidas. Planejamento é fundamental.