segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Juntando as peças do conhecimento

Por muitos vezes tenho alertado os alunos para a questão de fragmentação das disciplinas, que na verdade, estão profundamente conectadas. Os alunos participam de diversas disciplinas e não conseguem junta-las, talvez seja problema da forma de ensino que temos, talvez seja falta de oportunidade de conexão, talvez seja desinteresse do aluno em fazer esta ponte. Seja lá qual for o motivo o conhecimento fica mais para um Frankenstein que para um modelo de beleza atual. O que quero dizer é que apesar das disciplinas serem ministradas separadamente, em sua maioria, tem conexões fortes umas com as outras. Como professor fico angustiado por ter que cumprir uma ementa extensa, pois muitas vezes o volume rouba o tempo que precisamos para fazer conexões importantes. Estas conexões acabam ficando por conta do aluno, que muitas vezes não as faz. Então fica a sensação de que estão estudando algo desnecessário, que nunca vão utilizar. Isto não é verdade. Se começarem a fazer as conexões certas, entenderão a importância dos assuntos estudados ao invés de dar importância as notas a serem tiradas.

Nenhum comentário:

Controle de posts