segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Por que, afinal, a média é 7?

Sete. Vamos pensar na melhor prova do mundo, onde cai toda a matéria, aleatoriamente escolhida, todas as perguntas tem a mesma dificuldade e são de alternativa com apenas uma correta. Se o aluno tentar dar uma de Mãe Dinah, que Deus a tenha, ele provavelmente não vai receber 7 de forma alguma. O que ocorre é que não dá para tirar 7 sem interferência do estudo. A probabilidade de tirar um 7, sem saber nada, em uma prova de 10 questões com 4 alternativas, apenas 1 delas correta, é de 0,003. Traduzindo, três em mil aproximadamente. Ou seja, você terá que fazer mil provas chutando os resultados para em três das mil tirar notas 7.
Desta forma, se entende que um aluno que tira um 7, só pode ter sido por conta do estudo ou por conta de uma sorte de outro mundo, que não vamos entrar no caso.
Agora preste atenção. Se você tirou um 5 você está entre 100, se tirou um 7 entre 1.000, se é nota dez está entre 1.000.000. Empresa gostam de excelência, por isso esteja entre 1.000.000.(Episódio também disponível em Podcast, acima a direita do blog).


Nenhum comentário:

Controle de posts